Nosso Crescimento
é o seu Sucesso!


SEJA BEM-VINDO

Faça um Curso
Profissionalizante!

8 de julho de 2015

ENTREVISTA DE EMPREGO: 10 DICAS DE LINGUAGEM CORPORAL PARA VOCÊ SE DAR BEM!

ENTREVISTA DE EMPREGOMuito do sucesso na entrevista de emprego depende de um bom currículo. Mas a forma como você gesticula, se veste, se comunica e se comporta diante do entrevistador também pode ser decisivo para garantir aquele tão sonhado emprego. Isso porque 70% da nossa comunicação é feita por meio de gestos e posturas corporais. Ou seja, seu corpo diz muito de você durante uma entrevista!

1 – APERTO DE MÃO

Ao se apresentar, procure não abraçar, pegar no ombro ou ter outras ações mais íntimas. Um aperto de mão é suficiente para este contato inicial.

2 – CONTATO VISUAL E POSTURA DO CORPO

Uma postura incorreta na cadeira ou ainda aquele estilo “largadão”? Cuidado, pois isso não vai te ajudar na entrevista.

3 – EVITE BRAÇOS CRUZADOS

Ficar de braços cruzados é uma atitude relacionada a uma postura defensiva, passando a impressão de que o entrevistado não se sente confiante ou confortável para os desafios daquela vaga.
4 – NADA DE MEXER PERNAS E BALANÇAR PÉS DURANTE A ENTREVISTA

Balançar os pés para lá e para cá, mexer as pernas com frequência ou “bater” a caneta na mesa demonstra ansiedade e pode passar uma imagem de intranquilidade ao recrutador.

5 – NÃO EXAGERE NOS GESTOS!

Outra atitude que pode demonstrar insegurança e ansiedade durante uma entrevista de trabalho é gesticular excessivamente com as mãos e os braços.

6 – SOBRANCELHAS TAMBÉM COMUNICAM

Até a própria sobrancelha pode comunicar positivamente ou negativamente algo numa entrevista.
7 – ESCOLHA ROUPAS DISCRETAS

Blusas decotadas ou saias curtas não combinam. Discrição é a palavra de ordem para as roupas!

No caso das mulheres, pode-se optar, por exemplo, por um “tailleur” [saia e paletó] ou terninho [calça e paletó], que sempre combina com qualquer ambiente. Já os homens devem escolher o velho e bom paletó com gravata.

8 – ACESSÓRIOS BARULHENTOS

Acessórios como brincos muito grandes ou pulseiras barulhentas não caem bem numa entrevista! Chame a atenção pelo currículo e empatia e não por estes acessórios.

Para as mulheres, as cores do batom e do esmalte também devem ser discretos.

9 – eVITE RESPONDER APENAS “SIM” OU “NÃO” ÀS PERGUNTAS DO ENTREVISTADOR

Nada de responder apenas sim ou não às perguntas. O entrevistador que ouvir você. Não se alongue nas respostas, mas não seja monossilábico.

10 – DEIXE O CELULAR EM MODO SILENCIOSO

Hoje as pessoas e seus celulares são quase um ser só. Barulhinhos do WhatsApp ou do Facebook pipocam o tempo todo. Mas na hora da entrevista tudo isso deve estar no modo silencioso.